086 A Existência do Demônio


A Existência do Demônio.

Por Padre Rufus Pereira
Tradução: Vinicius Adamo
Adaptação: Carlos Sadao Gushiken

... eu disse que aquilo que Jesus fez os seus apóstolos deveriam contribuir e que também o que os padres era suposto fazer. Então eu dei um exemplo, o melhor exemplo que eu sei, o meu próprio exemplo. Eu sei o que eu era, eu sei o que eu sou.
O cardeal arcebispo de Bombaim anterior foi meu professor quando eu fui um seminarista. E quando eu estava estudando naquela escola aos 12 anos, ele me conhece desde aquela época, ele com frequência diz que para ele eu sou o milagre do século XX. E fica encantado como aquele “pequeno Rufus” tímido que ele conhecia se tornou este sacerdote.
E eu disse, tudo começa no dia da nossa ordenação. Mas com frequência às vezes a gente leva e é ordenado de uma maneira mecânica. No rito de ordenação nós temos a oração do Espírito Santo. E às vezes não fazemos essa oração realmente com todo o nosso ser, com todo nosso coração. Às vezes a gente faz isso só como uma parte do rito, quando eu peço que o Espírito Santo venha realmente sobre mim, como veio na minha ordenação e me ungiu com o carisma do sacerdócio.
Mas depois eu pedi que ele viesse a ser uma maneira que se pudesse manifestar e aí as coisas começaram a acontecer.
Primeiro: O Ministério da Proclamação.
Então eu disse que o primeiro ministério que veio para a minha vida foi o ministério da proclamação. É como eu tenho ido de país a país, nos últimos dois meses, fui pela primeira vez a Finlândia, para dar um retiro para bispos e padres e, depois a Suécia, tem um bispo fantástico lá, para os padres e para os líderes leigos.
Padre Rufus na Látria.
E depois para a Látria em setembro. Somente para falar um pouquinho sobre a Látria, para mostrar a vocês o poder da palavra de Deus, eu fui convidado para dar um retiro para os padres e bispos da Látria há dez anos atrás. E o presidente da Renovação Carismática, padre Spikinevis, ele tinha traduzido o meu livro Jesus hoje para a sua língua ele levava muito a sério este retiro. No ano seguinte ele me pediu para ser o palestrante na primeira I Convenção dos Jovens da Látria, que era então parte da União Soviética. E naquela época as regras comunistas ainda eram muito fortes.
Então ele me disse: “venha um dia antes porque o presidente da Látria quer se encontrar com você”. Você pode imaginar que eu fiquei surpreso, fiquei pensando: “por que é que o presidente quer se encontrar comigo?”
Então no dia seguinte a aquela convenção da juventude eu fui ver aquele presidente. Eu fui revistado pelos policiais e fui levado ao palácio presidencial mas não havia ninguém ali no portão. Mas havia ali uma jovem e eu fui até ela e perguntei:
- Eu tenho um encontro com presidente. Como é que eu posso me encontrar com ele?
- Eu sou o presidente.
- Você é a presidente? Mas você é uma mulher! E você é bonita. Como é que você pode ser o presidente?
- Eu sou a presidente.
- Por que é que você quer me ver
- Eu li o seu livro que foi traduzido para a minha língua por duas vezes. E eu te chamei aqui para fazer aquela mesma oração que você menciona naquele livro pelo meu país.
Então eu fui levado até a sala de banquete e ali estava a sua família, estavam os membros do gabinete e havia todas as equipes de TV e fotógrafos. Eu não esperava uma recepção como essa.
Então, depois do jantar, eu perguntei a ela, que estava sentada em frente a mim com seu marido, sua filha e seu filho. E perguntei:
- O que eu devo fazer a seguir?
- Faça uma oração de cura e de libertação pelo nosso país e pelo nosso povo.
Então eu fiz uma longa oração, fiz o sinal da cruz, todos estavam olhando para mim. Depois dessa oração eu disse:
- O que vem a seguir?
- Eu quero que o senhor atenda a cada um de nós para aconselhamento, começando por mim mesmo.
E então, cada um deles, quando eu perguntava “O que você precisa?” eles diziam: “Esse pelo meu país que eu amo tanto”.
E essa oração parece que foi respondida dois meses depois, quando eu li num jornal católico da Índia que houve um encontro em Riga, na capital da Látria, do presidente, do cardeal católico, do arcebispo luterano e do patriarca ortodoxo, todos se encontraram e se reuniram para rezar pelo país.
Então, um ano mais tarde, ou melhor, em 2005 quando Bento XVI se tornou papa, essa presidente, de um país que antes era comunista, foi o primeiro Chefe de Estado a fazer uma visita oficial ao novo Papa. Não é incrível?
Em setembro fui lá novamente depois de um longo tempo a convite do padres Spikinevis que desde então era o Presidente da Renovação Carismática. E agora ele havia se tornado arcebispo de Riga e eu fui para láe a convite dele para falar para os padres. E ele me pediu que eu falasse para os seminaristas. Eu falei aos seminaristas por 3 horas e ao final ele me pediu que eu rezasse por ele e ele se ajoelhou. Ele disse que ele tinha mudado muitas pessoas na diocese para que realmente a palavra de Deus e o poder do Espírito se fizesse presente no seu país.
E quem foi que estava me ajudando na equipe para dar esse encontro? O filho da presidente. Ele estava trabalhando numa equipe. Ele havia sido nomeado pela hierarquia para cuidar da vida das famílias na vida desse país. Um pequeno livro pode mudar um país inteiro, esse é o poder da palavra de Deus.
Segundo: O Ministério do Ensinamento.
O segundo ministério que me foi dado foi o ministério do ensinamento. Um ensinamento da palavra de Deus. Assim, para trazer e que surjam novos líderes leigos. Nos dogmas da Igreja, especialmente na nova evangelização, o trabalho da Igreja é identificar e promover e proteger novos líderes leigos. Portanto quando um de meus jovens líderes querem estudar a Bíblia, se a gente não tem nada a oferecer para eles quando vão ao seminário e lhes é dito que a Bíblia é somente um assunto pequeno, estão ensinando teologia dogmática, então dois jovens se líderes que me ajudaram a dar um retiro num grande seminário da Índia, um deles era um peso viciado em drogas, líder de uma banda de clube noturno, e o outro estava na prisão por assassinato, um gângster bem conhecido. Mas o Senhor tocou as suas vidas e eles começaram a fazer parte da minha equipe. Quando eu fui dar esse retiro num seminário dominicano no centro da Índia, os testemunhos deles fizeram mais efeitos aos padres do que as minhas palestras. E eles queriam estudar a Bíblia para serem mais pregadores mais efetivos e nós não tínhamos nada para oferecer aos dois. E eles acabaram entrando num colégio bíblico protestante e nós os perdemos.
Em 1979 começamos o Instituto Bíblico Carismático Católico para dar cursos bíblicos de um ano inteiro somente para pessoas leigas, especialmente para jovens. E eu fui diretor e professor principal naquela instituto. E foi a primeira e talvez a maior escola bíblica católica da Igreja ensinando as escrituras do primeiro ao último capítulo de uma forma dogmática mas também espiritual. Muitos deles são líderes da renovação na Indonésia, na Malásia, na Índia.
Portanto eu sinto que o segundo ministério que nós padres teremos que ter é escolher os líderes das nossas paróquias para os apoiar, para os treinar, porque nós não podemos mais fazer tudo sozinhos. As vocações sacerdotais estão cada vez menores  especialmente na Europa e somente os leigos podem atingir aonde os padres não conseguem: na política, na vida social, vida familiar e daí por diante.
Portanto nós agradecemos ao Senhor, ao ver como os leigos estão sendo formados e treinados naquilo que e que é talvez a maior comunidade do mundo, a Canção Nova. Um aplauso para a Canção Nova e para todos líderes (aplausos), um deles está à minha direita. Aplaudam a ele também. (aplausos)
Nós temos que imitar Jesus em cada detalhe do que ele fez. Se o evangelho diz isso tão claramente, o evangelho de Lucas, no começo do capítulo 9-10, Jesus manda os doze apóstolos. No próximo capítulo nós vemos Jesus mandando os setenta e dois discípulos para que eles fossem os predecessores dos líderes que nós temos na Igreja hoje. Então nosso trabalho como padres é fazer exatamente o que Jesus fez.
Terceiro: O Ministério da Cura.
O terceiro ministério que veio na minha vida foi o ministério da cura. Eu não era muito favorável à esse ministério, eu nem pensava em rezar por alguém por cura. Mas como todo o restante, não foi eu que quis ou fiz, foi Jesus. Tudo é feito por Jesus, ele é a cabeça da Igreja, nós somos somente o corpo.
E aconteceu ainda nos meados dos anos 1970 quando eu estava dando um retiro numa grande universidade e eu ouvi as notícias de Bombaim que minha mãe tinha sofrido uma queda e tinha quebrado o cotovelo. Felizmente era o último dia do retiro então eu voei para Bombaim e meu irmão me disse que ela tinha tido uma queda muito violenta e os melhores ortopedistas de Bombaim disseram para ela que todos os ossos de seu cotovelo haviam se tornado pó. Foi a palavra usada, tinham se tornado pó.
E ela tinha que sofrer uma amputação, então imagine o que eu senti. Eu chamei uma irmã da Renovação Carismática, aquela primeira irmã que me falou sobre a Renovação Carismática, de quem eu falei na minha palestra anterior.
E eu pedi a ela que rezasse por minha mãe, porque eu não sabia como rezar. Eu havia sido treinado em Roma por 8 anos, mas eu não sabia como rezar pela própria minha mãe, eu não ousava rezar por ela. Mas eu chamei a irmã, porque ela ficava rezando pelas pessoas e eu ria dela, eu ficava ridicularizando-a e aí eu ficava pensando: "O que ela está pensando? As oração só acontecem em Lurdes ou em Fátima e somente quando o santos rezam. Então quem ela pensa que ela é?"
Eu agradeci muito o que ela tinha feito por mim, mas eu ainda gozava dela quando ela rezava pelas pessoas. Mas ali eu estava em necessidade, eu estava em desespero e eu liguei para. Um padre, ligando para uma freira para que rezasse por sua mãe. Ela rezou pela minha mãe em línguas, aquilo que eu costumava gozar dela antes, e ela foi embora.
Então eu continuei a rezar e eu comecei a rezar pela minha mãe de manhã, à tarde e à noite. Porque de repente o Senhor parecia ter falado comigo através do último capítulo do evangelho de Marcos, que eu mencionei para vocês, quando Jesus falou para os apóstolos: "Quando crerem em mim imporão as mão sobre os doentes e eles serão curadas". Eu disse: "Senhor, agora eu compreendo com a minha mente que essa mensagem sua é para mim. O senhor está dizendo para mim que as pessoas que acreditarem imporão as suas mãos e os dois serão curados”.
Mas eu queria dar um passo a mais mas eu também acredito que essa promessa é para mim. A Bíblia não é somente um livro de mensagens, mas é um livro de promessas. Existem dez mil promessas na Bíblia, todas esperando para serem realizadas. E como a gente sabe? Peça e recebereis. Buscai e as séries. A Bíblia é um livro das promessas de Deus, promessas que devem ser acreditadas, mas isso não é tudo. Então tomei o terceiro passo, reclamar a promessa, agir em cima disso.
Eu falei: Senhor eu vou acreditar na sua promessa e eu vou fazer. Então eu impus a minha mão sobre a minha mãe e rezei em nome do Senhor. Só isso. Mas eu tinha tanta confiança que a promessa de Jesus que eu tinha lido na Bíblia se tornaria realidade que eu disse ao meu irmão: "Peça ao médico que tive pelo menos o último raio X antes da amputação". O médico ficou com raiva: "Quem é este que está me dizendo o que fazer"? E o meu irmão falou para ele que era eu, um padre, irmão seu, que tinha pedido.
Na Índia existe um grande respeito pela Igreja e pelos padres, então o médico disse: "Tudo bem". Quando ele tirou o raio X, ele ficou abismado de ver que todos os ossos cotovelo que ele disse que haviam se tornado pó estavam curados. E ele nos disse que ele não iria trocar o gesso, mesmo que fosse um gesso temporário. Quando foi removido o gesso minha mãe não sentiu nenhuma dor e nem uma coceira e não precisou nem de nenhuma fisioterapia. Podia mover o braço esquerdo da mesma forma que seu braço direito, a gente tem ali os dois raios-X para mostrar o que o Senhor fez.
Foi o meu primeiro caso de cura e foi o começo do meu ministério. Então eu formei um centro de cura em Bombaim e foi indicado como membro do Conselho Internacional da Renovação Carismática em Roma para representar a Asia e para coordenar o ministério de cura e libertação no mundo inteiro.
Então, em terceiro lugar, todos somos chamados a ser mediadores da força curadora de Deus em direção aos doentes. Por quê? Como eu tenho ouvido com frequência nos últimos cinco dias, novamente e novamente, estas duas frases, as pessoas me dizem: “os médicos me disseram que este caso não tem cura”. E número dois, os médicos dizem: “não sabemos o que está errado”. Mas nós temos alguém cujo nome é Jesus que significa Salvador, Curador, Libertador.
E nós somos chamados a ser o outro Cristo para continuar o seu trabalho. Não somente pelo sete sacramentos que estão todos de certa forma também sacramentos de cura, o sacramento da confissão para a cura espiritua., a eucaristia para a cura interior de a unção dos enfermos para a cura física. Mas também o usando os sacramentos, para trazer cura para o nosso povo.
Quarto: O Ministério da Libertação.
E o quarto e último ministério que veio à minha vida foi o ministério da libertação. Houve um tempo em que eu não acreditava na existência do demônio.
Quando lá para trás a gente recebeu as ordens menores, todos vocês vão se lembrar disso, uma das ordens menores é a ordem do exorcismo. Então, depois de receber as ordens menores, nóo os seminaristas em Roma éramos em trinta e cinco na minha turma, começamos a gozar: "Agora que nós somos exorcistas nós podemos tirar todos os demônios".
Eu penso que nenhum deles acredita na existência do demônio. Portanto, o último ministério que veio a na minha vida, aconteceu em 26/07/1977 na festa de Santa Ana e São Joaquim. O Senhor escolhe dias e tempos para o seu trabalho. Eu estava dando um retiro para as irmãs de Santa Ana. Eu devo ter contado a história para a multidão mas eu quero contar aqui novamente.
Depois da missa festiva e do jantar festivo eu fui para o meu quarto para descansar. Logo houve alguém batendo na minha porta e ali havia aquelas três irmãs: a madre superiora, madre provincial e a mestra das noviças. E elas disseram: "padre, nós queríamos que o senhor descansasse". Mas foram justamente elas que vieram bater à porta e elas disseram: "Padre, nós sentimos muito por perturbá-lo. Existe uma família muito próxima de nós que está esperando ali fora porque eles ouviram falar você pregar na noite anterior. E por causa dessa pregação trouxeram o caso que eles acham que não é doença mental, mas é possessão demoníaca. Eles vieram porque o filho deles estava no hospital psiquiátrico e depois da sua palestra eles perceberam que ele não deve estar doente mentalmente mas possesso”.
Eu usei a palavra opressão para a multidão de forma genérica mas agora eu uso a palavra possuída. Eu só fico pensando: "Será que as pessoas ainda acreditam em possessão mesmo no tempo atual?"
Eu disse para as irmãs: "Vocês vão lá e rezem". eu disse para a família: "Você, rezem por ele" e eles disseram: "A gente vai à missa todo dia, reza o rosário e todo dia. E temos todo tipo de problema na nossa família: doenças físicas, perturbações. Porque nossos ancestrais eram sacerdotes daquela famosa deidade indiana Khali, que era a deusa da destruição. Por isso que nós acreditamos que nós estamos sofrendo".
Então eu disse: "Vocês continuem rezando e eu vou continuar rezando também". Mas ele disseram: "Mas padre, nós temos rezado tanto e nada está acontecendo. Venha rezar sobre o nosso filho e sobre nós." Eu falei: "Eu vou rezar por vocês".
Você sabe que e Nostra, padres, quando dizemos "Eu vou rezar por você" isso às vezes pode significar que estamos dispensando a pessoa.
Então eles disseram: "Padre, o senhor pode vir rezar por ele agora?"
Então eu disse: "Eu vou rezar por vocês, quando eu voltar para o meu quarto."
E então o Senhor começou a falar comigo. Eu não tenho problema com o demônio, somente com Jesus. Ele não me deixa descansar. Esse meu problema. (acha graça) Dia e noite. Parecia que o Senhor estava querendo me dizer: "Rufus, eles vieram até você para que você reze por que eles agora. Você reze por eles agora".
O que que eu podia fazer? Eu tive que fazer. Então eu fiz uma oração.  Eu fechei os meus olhos e fiz uma oração e foi o que eu disse na oração: "Senhor Jesus, liberte este jovem e a sua família do poder de Satanás, se é que ele realmente existe".
E eu rezei desse jeito silenciosamente em minha mente mas (acha graça) Jesus me ouviu e mal eu terminei essa oração...
Veja, eu fiz essa oração com raiva, eu estava com raiva deles e do Senhor. Esta é a melhor maneira de rezar, porque quando você reza dessa maneira e essa oração é respondida, você sabe que não é por você, como este caso que nós temos aqui embaixo. Eu estava sentado ali e a pessoa que estava do meu lado possuída, os padres estavam rezando e eu estava tomando um suco.
Então eu rezei esta oração sem fé. Era a melhor forma de rezar porque quando você reza sem fé e as coisas acontecem você sabe que ele não é por você, você sabe que é só um instrumento. É o Senhor que está trabalhando. e foi assim que eu fiz na minha oração, a minha primeira oração de libertação.
Então eu escutei um barulho como um tombo no chão. Quando eu abri os meus olhos ali estava essa mulher, a mais piedosa que estava sempre com o rosário na mão, rezando enquanto eu estava falando. Ali estava ela no chão e pela primeira vez na minha vida eu vi Satanás.
Eu olhei para o rosto dela, o rosto dela era o rosto de um demônio que, com os olhos esbugalhados e vermelhos. Olhei para as suas mãos e suas mãos eram como garras, querendo pular em cima de mim e querendo me enforcar.
E ela começou a falar em inglês perfeito, que ela não conhecia nem mesmo uma palavra: "O que você veio fazer nesta cidade?" era mencionou a cidade. "Este é o meu território! Volte para Bombaim! Volte para Bombaim!" foi o que ele disse. Então o que fazer? Eu não sabia o que fazer. A minha mente estava em branco. Eu não fui treinado para esse trabalho em Roma. Lá nem mencionavam a palavra demônio e ele estava ali tentando pular sobre mim.
Então eu fui por trás das três irmãs (acha graça) procurando proteção. Foi por isso que Deus mandou aquelas três irmãs, como se tivesse mandado os três reis magos, ele me mandou três rainhas. (acha graça) Eu estava olhando por cima delas e aquela mulher queria pular por cima de mim. O que fazer? Eu não sabia o que fazer. E eu me lembrei que havia um noviciado lá eu disse para as irmãs: "Chamem as noviças!" porque as noviças rezam bastante. Quando elas se tornam irmãs, elas não eram tanto. (risos)
Mas elas eram noviças e as noviças vieram com garrafas de água benta. Começaram a jogar água benta nessa senhora e aí parece que o Espírito Santo veio sobre mim. E como aconteceu sob o palco. E de repente eu comecei a dizer: "Esperem."
Eu não acredito que eu disse isso, havia uma coragem e da sabedoria do Espírito Santo vindo sobre mim. Eu disse: "Esperem." E eu comecei a rezar. Como eu rezei, eu não sei. Mas como o São Paulo diz em Romanos, capítulo 8, versículo 26: “quando eu não sei o que rezar, eu não sei como rezar, o Espírito Santo vai me dizer como rezar e o que rezar”. Romanos capítulo 12.
Então eu comecei a rezar em línguas pela primeira vez na minha vida. Aquilo que eu não acreditava antes, e aquilo que eu costumava rir quando as pessoas que oravam em línguas. Mas quando você não tem solução e você está em perigo, você faz qualquer coisa, para encontrar uma solução, e para sair daquele problema. Por isso é que eu rezei em línguas. Então, diante de meus olhos, eu vi uma transformação instantânea, como que em poucos segundos a face daquela mulher apareceu o rosto de um anjo, tão linda. As mãos que eram como garras estavam agora erguidas em louvor ao Senhor.
Esse foi o meu primeiro caso de libertação e a partir daí, eu estou atrás do demônio e o demônio está atrás de mim. Eu não tenho mais medo dele. Como eu estava lá embaixo agora, é aquela mulher estava recebendo a oração, eu estava numa boa, tomando suco. Mas não imitem a mim.
E desde então tenho perseguido o demônio e o demônio também me tem perseguido. Eu devo ter tido de 20 a 30 mil casos de libertação em todos países. Às vezes 10-20 casos durante o dia.
É por isso que a última coisa que eu estou trazendo nesta sessão o quarto ministério que o Senhor traz para a nossa vida sacerdotal é o ministério que Jesus exerceu com tanto poder e tanto sucesso, o ministério da libertação .
Agora eu vou dizer para vocês porque isso é tão importante.
Por quê o Ministério da Libertação é Tão Importante?
Porque, como eu disse para o pessoal em geral, e de uma forma genérica, mesmo que eu esteja repetindo é porque precisa ser repetido de novo e de novo.
As Três Fontes do Mal.
A primeira coisa que eu digo quando eu falo sobre isso em qualquer lugar do mundo é que existem três fontes do mal nos nossos problemas de hoje. Três fontes.
A Primeira Fonte do Mal.
Uma sou eu mesmo, se eu fiz algo de errado eu sou então culpado daquilo que eu fiz e devo sofrer as consequências do mal que eu cometi. Então a primeira causa do mal sou eu mesmo e meu pecado pessoal. Como diz o salmo, "Eu pequei".
E como nós lemos no capítulo 2 do livro de Genesis, como o pecado original veio ao mundo? Porque Adão pecou. Foi com seu pecado pessoal. Portanto não se esqueça que existe essa primeira fonte, não culpe as pessoas, não culpem o demônio.
A história contada por dom Bosco, que um dia um jovem coroinha veio confessando seus pecados e começou a fazer a sua confissão, então ele disse ao padre: "Eu falei palavrões mas foi o demônio que me fez falar palavrões". Ele sentiu alguma coisa chutando ele por trás ele olhou para trás e não viu ninguém.
E ele continuou: "Eu contém mentiras, mas foi o demônio que me falou para contar mentiras". De novo ele sentiu alguém o chutando por trás e quando ele olhou para trás não tinha ninguém.
Então dom Bosco disse a aquele coroinha: "Você sabe quem está chutando você? É o demônio. Por que é que você está comprando o demônio? Culpe a você mesmo. Então precisamos nos acusar a nós mesmos no sacramento da reconciliação.
Por isso a missa começa desta maneira: "Eu confesso ao Deus Todo-Poderoso". Eu confesso. É o meu pecado. Porque eu pequei é que as coisas foram feitas, por omissão e por ação. eu pequei. Não podemos nunca nos esquecer disso: não culpe as pessoas nem o demônio. A cura e a vida nova só começam quando eu tomo a minha responsabilidade e me arrependo. E peço perdão ao Senhor.
A Segunda Fonte do Mal
Mas, esta é a glória da Renovação Carismática que nos alerta que existe uma segunda fonte do mal que não sou eu, mas com frequência as pessoas ao meu redor. Minha família, meus vizinhos, meus amigos. Por isso que na mesma oração de confissão eu confesso a Deus e também aos outros.
E na segunda fonte de mal é o ambiente e na qual eu vivo, que vão me pressionar para fazer coisas más. Vão pressionar para ir a pessoas erradas para buscar ajuda.
Por isso que Adão pecou de fato, mas ele foi seduzido pela pessoa que estava mais próxima dele, que é sua esposa. A Bíblia diz isso muito, muito claramente, que a segunda fonte de mal era a pessoa mais próxima da gente.
Por isso a segunda fonte de mal é a partir da fonte das pessoas que estão próximo de nós: do pai para o filho e a filha, do marido para a esposa, de um irmão para o outro, do meu vizinho, dos meus amigos, dos meus paroquianos e assim por diante. É a segunda fonte do mal. Por isso nós precisamos de cura interior, do que eu vou falar rapidamente.
A Terceira Fonte do Mal
Mas existe a terceira fonte do mal, a terceira fonte do mal que não sou eu mesmo, não são as pessoas que estão ao meu redor, nem minha família e nem meus amigos, mas o mal que está acima de mim, ao meu redor, me envolvendo.
São as forças das trevas sobre mim, como diz São Paulo, os poderes dos principados do outro mundo, os exércitos espirituais malignos nos altos espaços. É a terceira fonte de mal: Satanás, o demônio. Portanto nas histórias que a gente ouve de nossos pais, Adão, que pecou, que pecou por sua culpa, mas a sua esposa que o seduziu, foi culpa dela.
E ela foi seduzida por que o inimigo a tentou, a iniciativa dele, ele é a terceira fonte. Por isso nós precisamos desse ministério de libertação.
Ou seja: queiramos ou não, o demônio existe.
Com frequência muitos padres não acreditam nisso, não querem falar sobre isso. Eu não acreditava nessas coisas e eu nem falava sobre isso. E eu fui forçado a acreditar nisso porque eu vi com meus próprios olhos o quanto meus paroquianos sofriam com isso. Deus sabia que a única solução era o ministério da libertação. E o primeiro caso que abriu os meus olhos para o poder de Satanás e do infinito amor e de poder do senhor. Então precisamos perceber que querendo ou não, o demônio existe.
Eu me sinto muito triste quando bispos e padres não acreditar nessas coisas. Mas eu digo para vocês porque eu acredito.
As Atitudes Extremadas.
Para mostrar qual deve ser a nossa atitude mesmo diante da existência do demônio, nós temos que obrigatoriamente evitar os dois extremos. Nós estudamos em filosofia num seminário o que disse Aristóteles "No meio está a virtude".
Ou seja, no equilíbrio está a verdade , ou seja evitar os dois extremos. Portanto podem existir esses dois extremos: aqueles que não acreditam na existência de Satanás e aqueles que infelizmente dizem que o demônio está em toda a parte. Então devemos evitar que esses dois extremos, a atitude correta deve ser a do centro.
Por que é que eu digo que o demônio existe? Porque a Bíblia diz assim: do primeiro ao último livro da Bíblia e finalmente no ministério de Jesus, uma parte importante do seu ministério foi o ministério da libertação.
Agora, como eu estou falando com padres, eu quero dizer a vocês que mesmo a Bíblia dizendo sobre a respeito da existência do demônio, muitos professores vão interpretar essas passagens de uma maneira diferente. É uma maneira comum de interpretar essas passagens é a dizendo: "Nós não devemos tomar tudo que a Bíblia diz literalmente".
Se quando a pessoa tiver ataques, nós devemos chamar isso de epilepsia ou esquizofrenia, e a Bíblia, por não usar termos médicos, vai chamar tudo isso de possessão. É algo comum que a maioria dos professores de escritura vão dizer. Para mim isso é uma maneira desonesta de interpretar a Bíblia. Para mim eu interpretava a Bíblia literalmente.
Quando serve para mim eu interpreto a Bíblia literalmente e quando não serve eu interpreto de forma metafórica?
A Bíblia deve ser interpretada literalmente, mas não literalisticamente. Existe diferença de sentido pelo menos na palavra em inglês. Por isso nós precisamos conhecer a linguagem daquele tempo, em aramaico e hebraico. Mas eu sinto que qualquer professor, se for honesto, vai reconhecer a existência do demônio. O meu doutorado em teologia bíblica, eu estudei isso.
E para mim a Bíblia diz claramente da existência do demônio.
É a segunda razão pelo qual os professores vão dizer para mim e para vocês para não tomar isso literalmente é que um deles costumava dizer, que era um padre em um Bombaim, tínhamos aquele encontro de padres em Bombaim, e o tema da conferência que estávamos tendo era "O Evangelho Hoje".
E era dado pelo mais famoso doutor em teologia da Índia. E ele era até membro da Comissão Pontifícia Bíblica e ele estava dizendo sobre o tema: "Vocês não devem interpretar a Bíblia da mesma maneira que a maioria das pessoas fazem, de forma literal."
E deu um exemplo, o mesmo exemplo que muitos professores de escritura costumam dar, ele dizia: "Por exemplo, os milagres de Jesus, não devem ser literalmente tomados todas as vezes. Pegue por exemplo a história da multiplicação dos pães e dos peixes. Vocês não devem dizer que Jesus realmente multiplicou os pães e os peixes. Mas quando Jesus estava falando as suas palavras foram tão importantes que as pessoas que levaram comida com eles começaram a dividir com os outros. Partilharam com todos e todos tiveram comida.
Então não é o milagre da multiplicação dos peixes. O milagre foi que o coração das pessoas mudou e as pessoas partilharam seus parentes e peixes. Imagine...
Então ele dizia "Claro, anjos também não existem da forma como as pessoas acreditam que eles existam".
E depois ele ia falando "É claro, o demônio também não existe".
Quando ele disse isso, todos os trezentos padres que estavam presentes ela olharam para mim, como que dizendo: "E agora? O que você tem a dizer?"
Porque eu tinha feito o meu doutorado em escrituras em Roma e eu tinha o que eles chamavam de  "DD" - "doctor divinitatus" - mas ele se interpretavam "DD" como sendo em inglês "demon driver" ("expulsador de demônios"). É como os padres de Bombaim me chamavam, o "expulsador de demônios".
Então olharam todos para mim e eu fiquei em silêncio.
Mas depois da palestra eu me encontrei com aquele professor e falei:
- Posso dar uma palavra para os padres dois minutos antes da sua próxima palestra?
- Por quê?
- Porque o senhor fez uma afirmação muito importante que muitos  professores de escritura fazem quando se fala de interpretação da Bíblia, que depende do seu ponto de vista para traduzir a Bíblia corretamente. Se o seu ponto de vista é muito primitivo você vê o demônio em toda parte. Se o seu ponto de vista é bem racional, muito inteligente, muito científico, você não vê o demônio em lugar algum.
Vocês entenderam o que foi dito? Foi o que ele estava dizendo ter o pessoal deu um grande aplauso a ele.
Então, antes da sua palestra eu falei aos padres e eu disse o seguinte: "Quando eu era uma criança o meu ponto de vista do mundo era muito primitivo e eu parecia ver o demônio em toda a parte. De noite chamava pela minha mãe dizendo: "Mamãe, mamãe e, o demônio está debaixo da minha cama". Se eu via um lugar muito escuro e eu achava que ele estava na. Mas eu não via demônios. Mas agora, quando o meu ponto de vista do mundo é bem racional, bem inteligente, bem científico, agora eu vejo o demônio em toda parte".
Vocês entenderam? Então me deem aplausos. (aplausos)
Eu vou falar novamente porque eu acho que não ficou muito claro. Isso é muito importante. O que ele quis dizer é o seguinte. O professor estava dizendo que quando a gente é criança e é primitivo a gente vê que o demônio em toda a parte e depois quando a gente se torna adulto, quando tem conhecimento, a gente não vê mais o demônio, porque a gente já está com a mente melhor.
E o que o padre Rufus disse é que ele, da experiência dele, é justamente o contrário. Quando ele era criança e ele tinha um olhar primitivo das coisas, olhar restrito das coisas ele achava que o demônio estava em toda parte, mas não via o demônio em toda parte. Mas quando ele se tornou um adulto que raciocinava melhor, ele não achava que via o demônio em toda parte, mas via o demônio em toda parte. Está claro agora?
A Bíblia Atesta a Existência do Demônio.
Por isso eu creio mesmo que o demônio existe. Eu conheço bem a Bíblia, que a Bíblia diz claramente que as na existência do demônio e o catecismo da Igreja católica, cada padre tem que ter o catecismo, ler e usar. Porque ali nós temos o ensinamento da Igreja católica de uma maneira muito lógica e simples, que fala claramente sobre a existência do demônio.
O Ensinamento de Vinte Séculos da Igreja.
Em segundo lugar, o ensinamento da Igreja nesses vinte séculos fala sobre a existência do demônio. Teologia dogmática, teologia fundamental, teologia sacramental, teologia ascética, teologia mística, tudo isso que nós estudamos num seminário, o ensinamento da Igreja é consistente sobre o demônio.
Paulo VI: 1972.
E as afirmações dos últimos papas a partir de Paulo VI: em 1972 o papa deu uma fala rápida na audiência geral. E com o que ele começou essa audiência? Fazendo uma pergunta. Qual foi a sua pergunta? "Qual era maior a necessidade da Igreja hoje?" qual era a maior necessidade da Igreja hoje? Ele falou um pouco, o olhou ao redor e falou: "Eu mesmo vou responder a essa pergunta. E não pense que essa resposta é simples e supersticiosa. A minha resposta a essa pergunta é: 'a grande necessidade no mundo hoje é saber como proteger e se defender contra aquele inimigo que a Bíblia chama de demônio ou Satanás, o inimigo personificado'.” - e essa foi a sua resposta.
E depois ele nos dá um ensinamento a respeito do essa questão, é o mais curto ter mais completo ensinamento sobre o demônio. Eu já imprimi milhares de cópias desse ensinamento e na revista da nossa organização, o Associação Internacional de Libertação, eu imprimi essa palestra do papa. E espero que ela possa ser traduzida e dado a todos os padres do país com os meus comentários. Então ali está a doutrina da Igreja. Bem curto e completo, mas muito bem falado.
João Paulo II: 1985.
E depois o João Paulo II, em 1985. Eles claramente disse que "A Igreja está numa batalha espiritual que com frequência pode tomar na forma de um exorcismo". O que pode ser mais claro que isso?
Bento XVI: afirmação recente.
Que as afirmações claras do papa atual. Eu o conheci muito bem quando ele era secretário para a congregação da doutrina da fé. É quais foram as afirmações que ele fez durante o ano passado? E para a minha surpresa foi impressa nas primeiras páginas dos jornais da Índia. Ele disse: "A igreja precisa de mais três mil exorcistas". A Igreja precisa de mais três mil exorcistas.
A Experiência Pastoral do Pe. Rufus.
Então esta é a primeira coisa que eu quero dizer, a coisa mais importante: a razão pela qual eu creio que o demônio existe não é porque a Bíblia e disse, não é porque está no ensinamento da igreja, não é porque está no ensinamento dos papas, mas é por causa do meu ministério pastoral.
Em todos esses anos de ministério pastoral, eu tenho experimentado duas coisas: eu tenho me encontrado com casos em que não tenham nem explicação física nem espiritual. Quando os médicos dizem que não conseguem entender, onde não existe explicação humana nem explicação psicológica nem explicação espiritual ao nível normal, exceto o fato de que só pode ser o demônio agindo sobre essa pessoa.
E em segundo, no meu ministério pastoral, eu encontrei casos que não tem solução humana: não têm solução médica, não têm solução psiquiátrica, e nem uma solução espiritual de uma maneira geral exceto[1] através do ministério da libertação.
E tenho tido casos após casos.
Nós vamos mostrar um vídeo na próxima sessão de um caso aqui é mesmo no Brasil, se vocês vão ver com os seus olhos mesmo.
Então, número um, o demônio realmente existe. Eu sei que pode haver aquele extremo onde as pessoas dão muita atenção ao demônio, até mesmo através da adoração satânica, que é epidêmica aqui no Brasil, mais no Brasil do que em qualquer outro país católico do mundo, mais até mesmo do que na África ou na Ásia.
Ou as pessoas vão tentar apaziguar o demônio, tentar achá-lo como um bom sinal, tratar bem a ele para que ele não as atinjan, ou viver com medo dele, o também vê-lo em todas as partes, como alguns carismáticos fervorosos que tem boa intenção mas alguns cometem a estupidez não ver o demônio em qualquer parte. Esse é o outro extremmo.
A atitude correta é o da Bíblia e da Igreja manifestada por São Pedro, que fala de sua própria experiência, na sua primeira carta onde São Pedro diz: no capítulo 5 versículos 8-9, São Pedro faz duas afirmações sendo uma afirmação e a outra um conselho.
O que ele diz? O seu inimigo é o demônio, só existe um inimigo, que é o demônio, que está ao seu redor como um leão que ruge, buscando a quem ele possa devorar. Foi o que ele disse. E depois ele nos aconselha: estejam vigilantes, mantenham os olhos abertos buscando sinais da sua existência e de seu trabalho, mas fiquem tranquilos, fiquem calmos - como eu estava na frente desses casos, eu já me acostumei com o demônio. Portanto eu simplesmente sentei fiquei tomando meu copo de suco e de café. Fica a tranquilos, não fiquem assustados.
Por isso São Pedro diz: nós temos somente um inimigo. E a tradução de inimigo em grego é o diabo, demônio, em que em hebreu é chamado Satanás. Mas a palavra que é usado na Bíblia é “inimigo”, nós só temos um inimigo.
E temos somente um amigo e este é Jesus, e ele chama a nós, especialmente a nós padres, de seus amigos. Amém. (aplausos)



[1] Ênfase do Pe. Rufus.

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