Catequese para o Discipulado
Por Padre Rufus Pereira
Tradução: Vinícius Adamo
Transcrição: Carlos S. Gushiken
Estou muito feliz em
estar novamente com vocês neste nosso segundo retiro. Este retiro é chamado de
retiro de cura interior e a primeira palestra, na verdade, é uma introdução
para todo o nosso encontro.
E a intenção é dizer
para vocês porque é que vamos dar esse tipo de retiro. Existe uma diferença
entre o aprofundamento, como nós chamamos no Brasil, e de um grande encontro. O
propósito de um encontro aberto, o objetivo de um encontro aberto, é a pregação.
De no aprofundamento a gente não prega, a gente ensina.
Primeira
observação
Jesus pregou para
grandes multidões, mas ensinou aos seus discípulos em grupos pequenos. A
pregação sempre recorre à emoção, mas no aprofundamento nós somos chamados a
fazer chamar a nossa inteligência.
Por isso que o Evangelho
de Marcos diz: "Vão para todo o mundo pregar o Evangelho para todas as
criaturas", o Evangelho de São Marcosfoi escrito basicamente na pregação
de Jesus. Mas o Evangelho de Mateus, no último capítulo, Jesus diz a seus
discípulos: "Vão para todo o mundo e ensinem, façam discípulos em todo o
mundo, ensine-os a observar todas as coisas que eu lhes disse".
Portanto esta é a
diferença entre uma pregação em um encontro aberto e um ensinamento em um
retiro fechado. O propósito de um grande encontro aberto é levar as pessoas à
conversão, e em retiro como este, de aprofundamento, é levar as pessoas a
aprofundar seu discipulado. O primeiro é para evangelizar, e existe aqui que nós
estamos neste momento é para se catequizar.
O primeiro tipo é
chamado, mesmo no grego, de evangelização, 'kerigma', o segundo é chamado de
'kathekesis', didática, 'didake' em grego.
Então essa é a
primeira observação.
Segunda
observação
Em segundo lugar eu quero dizer a vocês porque
é que nós precisamos fazer esse tipo de aprofundamento de cura interior. Eu
espero que todos vocês tenham um bloco e cadernos para anotar tudo o que eu
estou dizendo. Num grande encontro a gente só consegue ouvir, mas aqui, neste
aprofundamento, nós vamos refletir.
Quando Jesus nasceu
em Belém, os pastores chegaram e ficaram maravilhados com o que viram, e eles
saíram para contar a todos os seus amigos o que eles tinham visto. Qe todo
mundo ficou maravilhado com aquilo que os pastores que estavam dizendo. Existe
alegria na evangelização, no testemunho.
Mas o que é que
Maria fez? Ela refletia sobre o que ela via e ouvia, ela aguardava no seu
coração, ela meditava sobre aquilo em silêncio. E este é o propósito de um
aprofundamento.
E as coisas
acontecem maravilhosamente somente quando nós fazemos como Maria, com essa
reflexão profunda em nossos corações.
Portanto, em todos
esses anos, eu tenho dado dois tipos de encontros: o que nós chamamos de
retiro, esses cinco dias para evangelizar as pessoas, e esse outro retiro de
três ou quatro dias chamados de aprofundamento, para aprofundar as nossas
experiências. Então nós precisamos saber qual é a razão de fazer esse
aprofundamento.
Então esta é a
primeira questão, você pode escrever porque é que eu estou fazendo esse aprofundamento.
"Por
que é que eu faço esse aprofundamento em cura interior?"
Por várias razões.
Primeira
razão: viver no Espírito
A primeira razão é
porque não é suficiente nascer no Espírito, é muito mais importante viver no
Espírito, continuar no Espírito, ser conduzido pelo Espírito, crescer no Espírito,
e é uma experiência para a vida toda.
Por isso que na Renovação
Carismática nós temos dois tipos de encontro, o primeiro encontro é basicamente
um seminário de Vida no Espírito, na Índia nós chamamos de retiros carismáticos.
Mesmo porque eu e alguns amigos padres, nós temos dado esses retiros por mais
de 25 anos, nós não damos o seminário de Vida no Espírito com um encontro por
semana, mas normalmente nós fazemos um encontro em cinco dias continuadas, também
não é aberto, mas é feito sempre numa casa de retiros. E o propósito desse
encontro carismático básico é conduzir as pessoas no que chamamos de Batismo no
Espírito Santo, o que significa ajudar uma pessoa a experimentar uma profunda
conversão de coração, uma mudança de vida.
Segunda
razão: fazer de Jesus o centro da vida
Em segundo lugar, para
ajudar a pessoa a ter uma experiência pessoal da pessoa tendo Jesus como seu
Salvador, fazer de Jesus o centro da sua vida.
Terceira
razão: ajudar a pedir e receber o Espírito
E em terceiro lugar
é ajudar a pessoa a pedir e receber o Espírito Santo.
Esse é o propósito
do seminário de Vida no Espírito, e nós sabemos que essa é a principal
ferramenta na renovação da igreja nos dias de hoje. E a principal ferramenta no
trabalho de evangelização nos dias de hoje, o porque no seminário de Vida no Espírito
nós proclamamos a mensagem básica do Evangelho.
Infelizmente, no
mundo todo, nas homilias da missa, nós estamos ouvindo de tudo, menos isso que
é a essência. Frequentemente nós ouvimos coisas que não tem a menor
importância, as homilias estão somente raspando a superfície do conteúdo, não
estão chegando no centro do Evangelho. E é a Renovação Carismática que está
abrindo os olhos da igreja para que se chegue a esse ponto central da
proclamação do Evangelho. E quem está trazendo, exigindo da igreja essa
profundidade de chegar ao centro do Evangelho é o próprio Santo Padre, então
aplausos para o Santo Padre. (aplausos)
Aprofundamentos:
continuar o crescimento na vida no Espírito
Mas existe a
necessidade de continuar a Vida no Espírito, então na Renovação Carismática nós
temos um grande número de tipo de encontros para ajudar as pessoas a crescerem
no Espírito, que chamamos de retiros de crescimento da Índia. No nosso caso,
Brasil, de aprofundamento. O que nós fazemos é isso, nós pegamos uma daquelas
palestras do seminário de Vida no Espírito, por exemplo, a palestra que fala
sobre o Espírito Santo, então nós fazemos um seminário de quatro ou cinco dias
somente falando sobre o trabalho do Espírito Santo, nos doze carismas do Espírito
Santo. Nós pegamos aquela palestra, por exemplo, que fala sobre oração e então
fazemos um retiro de quatro ou cinco dias especificamente sobre oração. Então
temos esse grande número de chamados programas de aprofundamento em oração, em
escritora, em evangelização, profecias, lideranças e tudo mais.
Mas um dos programas
de aprofundamento que nós temos dado com mais frequência é justamente esse, o
de cura interior. E a linha básica nesse seminário que tinha sido trazida pela
liderança da Renovação americana, é que não há lugar para cura interior e libertação.
De acordo com o pensamento deles, isso só viria depois do Batismo no Espírito.
Mas nos encontros que nós temos feito na Índia, mesmo no seminários básicos de Vida
no Espírito, há um momento para a cura interior e há um momento para a
libertação, porque nós sentimos que essa cura interior e libertação pode
acontecer até mesmo antes do Batismo no Espírito.
Então nós pregamos
essas palestras de cura interior que está no seminário básico e construímos um
encontro inteiro chamado de encontro de cura interior. Essa é a razão pela
qual, quando as pessoas vêm fazer esse retiro de cura interior em Bombaim, nós
insistimos que eles tenham primeiro feito seminário de Vida no Espírito, porque
todos aqueles ensinamentos básicos de seminário de vida no Espírito, nós
supomos que isso tudo já tenha sido ouvido. Então as pessoas vêm e dizem: "Mas
a gente não teve tempo de fazer aquele seminário de Vida no Espírito, de 5
dias". Ou, às vezes, o problema é tão sério que a gente tem que atender a
pessoa imediatamente. Então aos poucos a gente acabou fazendo algumas exceções,
portanto às vezes mesmo as pessoas que não tinham feito aquele seminário
básico, acabavam vindo para o seminário de aprofundamento em cura interior.
Portanto, aqueles de
vocês que já fizeram o seminário de Vida no Espírito, então esse aprofundamento
permite conseguir um crescimento. Eu gosto dessas palavras, aprofundamento e
crescimento.
Mas aqueles que não
fizeram aquele seminário básico de vida no espírito, então isso aqui vai ser
como um começo, como um aperitivo. O problema é que talvez você não possa
acompanhar todas as coisas, porque você não tem o ensinamento básico. Então mesmo
que você faça, nós encorajamos a pessoa a fazer depois o seminário completo.
Razão
1: crescer no Espírito
Então, essa é a
primeira razão pela qual nós fazemos aprofundamento em cura interior, porque
nós sentimos que não é só necessário nascer no espírito, mas também é muito
importante crescer no Espírito.
Está tudo bem claro
até aqui?
Razão
2: crescer nossa vida emocional
A segunda razão de
porque é que nós precisamos fazer este tipo de aprofundamento é porque aonde
nós precisamos crescer mais é na nossa vida emocional.
Frequentemente um
dos maiores bloqueios para o nosso crescimento espiritual são bloqueios
emocionais. Nós sabemos que crescimento é sinal de vida, quando não há
crescimento provavelmente a pessoa já está morta. Só Deus não pode crescer mais
porque a sua glória já atingiu o infinito. Mas nós precisamos crescer, o
crescimento é um sinal de vida.
Às vezes a mãe diz: "Padre,
reze pelo meu filho", eu pergunto: "Por quê?", e ela diz: "Padre,
ele não está crescendo". Uma vez eu rezei por um filho que era muito
baixinho, depois quando encontrei a família novamente, a mãe me pediu para que
eu rezasse por ele novamente. E eu disse: "Olhe para ele, ele está ficando
um poste, de tão alto" (risos) e então eu tive que subir para rezar por
ele.
Teve uma vez que uma
senhora pediu para que ela pudesse ficar grávida, que eu rezasse, porque
estavam tentando por cinco anos. Então eu orei por ela, e aí o marido dela feio
para mim e disse: "Padre, a minha esposa ficou grávida, mas padre, eu acho
que o senhor rezou muito", eu disse: "Por quê?", "Porque
ela está esperando gêmeos". (risos)
Portanto rezar é que
nem remédio. (aplausos)
Portanto a oração é
como um medicamento, às vezes a pessoa diz: "Padre, você rezou por mim tão
pouco...", eu digo: "Eu sei o que eu estou fazendo". (acha
graça)
Portanto, o
crescimento é um sinal de vida. Nós todos crescemos, cronologicamente, a cada
dia. A cada dia nós estamos um dia mais velhos. Mas em outras áreas da nossa
vida, talvez não estejamos crescendo igualmente. Às vezes a pessoa é
fisicamente saudável, às vezes a outra pessoa é doente, às vezes é
intelectualmente a pessoa muito inteligente, a outra infelizmente tem
dificuldades, espiritualmente alguns são Santos, outros têm dificuldades.
Mas onde nós temos
visto o maior bloqueio para o seu crescimento é na área emocional. Quando eu
era diretor do Instituto Bíblico Carismático Católico em Bombaim, havia um
quadro de diretores. E aqueles que queriam ingressar no colégio bíblico tinham
que ser entrevistados por esses diretores. Um deles era psiquiatra, ele era vice-presidente
da equipe da Renovação Carismática nacional, era presidente da sociedade dos
psiquiatras da Índia. Portanto era um psiquiatra de alto gabarito e ainda mais
carismático.
Então ele tinha que
se certificar de que cada um que fazia a sua inscrição no colégio bíblico tinha
estabilidade emocional. E, acima de tudo, maturo emocionalmente. Porque não era
somente um instituto, era uma comunidade. Como no seminário, ele tinha que
ficar por um ano e para viver numa comunidade idade ter estabilidade emocional,
até mesmo maturidade emocional. Se não for assim você pode ter problemas ou até
mesmo trazer problema para os outros.
Um dos que estavam
no curso bíblico passado me disse: "Padre, estudava estudando comunidade
traz para a vida da comunidade muita alegria, mas também a minha vida
comunitária é minha grande cruz". O grande Santo jesuíta, São João
(Berckman), ele dizia: "A minha penitência máxima é a minha vida
comunitária". (aplausos)
É uma pena que em
muitos seminários, os seminaristas não estejam mais recebendo aulas de latim,
às vezes não sabem nem uma palavra em latim, infelizmente isso é uma coisa
muito triste dentro da igreja. Nós precisamos saber pelo menos um pouco de
latim, porque latim é a língua da igreja.
Na Índia em alguns
seminários se ensina sânscrito, que é a língua dos livros. Os muçulmanos,
muitos deles estudam o aramaico, que é a língua da religião deles. Portanto um
futuro padre precisa saber pelo menos um pouco de latim, que é a língua oficial
da igreja. Eu não sei se todos concordam que os seminaristas tenham que
aprender latim.
Portanto, aqueles
que se inscreveram para o colégio bíblico tinham que estar com o certificado de
que estavam emocionalmente equilibrados.
Esta é a razão pela
qual todos nós precisamos de cura interior, nós precisamos estar maduros por
nós mesmos. Para que possamos crescer não só fisicamente, intelectualmente,
espiritualmente, mas também emocionalmente. Está bem claro o que foi dito até
agora?
Razão
3: crescimento emocional nos relacionamentos
A terceira razão
pela qual nós precisamos fazer esse aprofundamento em cura interior é que nós
precisamos crescer emocionalmente não somente na nossa vida própria, mas também
nos nossos relacionamentos. Se você estivesse vivendo sozinho em uma ilha, em
que não tivesse ninguém, você precisaria de estabilidade emocional somente para
você mesmo, você não precisaria de ter estabilidade emocional nos seus
relacionamentos porque não tem mais ninguém lá.
Mas como você está
vivendo com pessoas você tem que se relacionar com elas e você precisa ter
estabilidade emocional nos seus relacionamentos.
E o relacionamento
que nós precisamos de mais estabilidade emocional é o relacionamento do
casamento e também o relacionamento familiar. Esta é a razão porque nós temos
dado muitas retiros de cura interior. Retiro de cura interior especificamente
para padres, outros específicos para as irmãs, outro só para casais, outros
somente para jovens. Dar esse retiro de cura interior para casais e jovens é
maravilhoso. Talvez seria bom ter um somente para viúvas, outros para aqueles
que são consagrados para o Senhor, porque tem o objetivo e propósitos
diferentes na vida.
No mês que vem eu
vou dar um retiro de cura interior para casais na Alemanha porque nós sentimos
que frequentemente as pessoas vão para o casamento com os ferimentos e os
vazios de sua vida não curados, e com muita frequência no primeiro dia do
casamento vai se ver que não dará certo.
Por isso que eu
tenho dito para os bispos na Índia que quando fazem esses cursos de preparação
para o casamento, que seja incluída já no curso de noivos pelo menos uma
palestra e uma oração de cura interior.
Caso:
O casal no retiro para casais
Fonte: Catequese para o discipulado (2000)
Uma vez eu estava
dando retiro de cura interior para casais e houve um casal que veio fazer um
retiro, e eles já haviam decidido para o divórcio, mas os amigos forçaram eles
a fazer o retiro, em cada casal tinha o seu quarto separado. Mas esse casal,
eles fizeram questão de o marido ficar em um quarto e a mulher no outro, e cada
um deles não sabia que a outra parte viria para o retiro: o marido não sabia
que a mulher viria, a mulher não sabia que o marido viria. Portanto, no
primeiro dia do retiro, quando eles olharam um para o outro eles ficaram
chateados, ficaram zangados com os seus amigos que os enganaram. Queriam ir
embora, mas foram convencidos a ficar. Portanto, num retiro desse tipo, os
casais ficam juntos mas não esses dois. O marido ficava num canto e a esposa lá
no outro, e depois da primeira palestra o marido veio uma cadeira para cá e a
esposa veio uma cadeira para cá. No final do retiro os dois estavam juntinhos
aqui na primeira fila. (aplausos)
Terminado o retiro
eles não foram cada um para sua casa, foram para uma estação de férias para uma
nova lua-de-mel. (risos)(aplausos)
Por isso que nós
precisamos de retiros de cura interior, não só para o nosso desenvolvimento
pessoal, mas para a cura e o crescimento de nossos relacionamentos.
Razão
4: precisamos de tempo
A quarta razão
porque nós precisamos desse tipo de retiro é porque nós precisamos de tempo. Você
entende? Para você saber porque é que nós precisamos desse retiro é porque precisamos
de conhecimento e de motivação. Nós precisamos saber o que nós vamos fazer
nesses três dias. Quando nós temos um conhecimento claro o restante também fica
claro. Mas quando nós sabemos o porquê é que nós estamos fazendo, então nós nos
tornamos mais motivados. Por isso é que eu estou dando todas essas razões, é
por isso que eu estou dando todos esses porquês.
Portanto, qual é
esta a quarta razão do porque é que nós precisamos fazer esse retiro? A maneira
que eu faço, como quando estamos em Bombaim, a razão pela qual eu digo, lá na
Índia, a quarta razão pela qual nós precisamos fazer este retiro porque nós
precisamos economizar o tempo do padre Rufus. (acha graça)
É pelo seguinte: frequentemente
as pessoas vêm com um problema eu lá vão me dizer um problema. Eu sei, eu
percebo rapidamente que aquilo ali é a ponta do iceberg, e eu sei que por trás
daquilo que está sendo trazido, tem algo muito mais importante. Se eu tiver
tempo eu vou fazer algumas perguntas, mas frequentemente eu não tenho muito
tempo de ficar fazendo muitas perguntas. Quando uma das pessoas da minha equipe
está disponível eu mando para essa pessoa alguém da equipe. E frequentemente as
pessoas da equipe vão perceber que eu vou rezar por você, mas você precisa
fazer um retiro de cura interior porque para um retiro profundo de cura
interior é preciso tempo, porque as pessoas têm diferentes tipos de problemas.
Gravidade
dos problemas
Problemas que às
vezes são pequenos e normalmente nós enfrentamos esses problemas, oramos pela
cura, até usamos a palavra de ciência, ou através de uma pequena oração. Mas se
o problema é maior, se talvez você precise de um tempo maior para sua cura,
talvez uma missa de cura, talvez um aconselhamento individual de meia hora ou uma
hora e precisa de mais tempo. Mas, quando o problema é muito grande, nem isso
acaba se tornando suficiente é nós precisaremos de muito mais tempo. Talvez
essa pessoa tenha que passar por muitas sessões, mas se o tempo da pessoa é
limitado, quantas pessoas o padre Rufus vai poder atender? Essa é a razão pela
qual nós começamos a fazer esses retiros de cura interior. Foi uma sugestão da
Erika [Erika Gibello - Áustria], a minha assistente.
O suponha que uma
pessoa tenha uma pequena doença física, o médico com vai dar para a pessoa um
medicamento, uma simples pílula. Mas se a pessoa está mais doente, talvez ele
de para a pessoa uma injeção. Mas se a pessoa está muito, muito doente, talvez
o médico vai recomendar nesse caso uma cirurgia. E para a cirurgia você precisa
de tempo, o médico não vai chegar, cortar o seu estômago e depois mandar você
embora imediatamente. Não, a pessoa tem que ir para o hospital, normalmente um
dia antes da cirurgia e depois da operação vai ficar dois ou três dias em
recuperação porque ela precisa de tempo.
Portanto alguns
tipos de problema precisam de tempo para ser tratados. Portanto um retiro de
cura interior é como se fosse uma operação espiritual, portanto nós precisamos
que a pessoa seja monitorada por todos esses instrumentos, tem que passar por
uma dieta especial, medicamentos especiais têm que ser dados, em que se tomar
muito cuidado com a pessoa, portanto nós precisamos de tempo.
E por que é que nós
precisamos de tempo? É a última coisa dessa colocação, nós precisamos de tempo
para ouvir a palavra de Deus. Talvez se a pessoa venha falar comigo
diretamente, pode ser que eu consiga gastar quatro ou cinco minutos com ela. Mas
quando nós temos um retiro, um aprofundamento como este, de hora em hora vocês
vão acabar me ouvindo por mais de 12h, no mínimo. Se eu fosse falar 18h com cada
um de vocês, eu teria que viver por um milênio. (risos)
Por isso é que nós
estamos todos juntos, então dessa maneira eu poderia não mais atender 14 ou 15
pessoas, mas falando a todos tudo o que precisa ser ouvido. Então nós
precisamos de tempo para ouvir a palavra de Deus. O que nós estamos ensinando
não é psicologia, não é nada humano, não mudamos as pessoas ou damos algum
conselho, nós estamos apenas retransmitindo a palavra de Deus e muito da minha
experiência pessoal, mas muito mais é a palavra de Deus, porque nós acreditamos
no poder da palavra de Deus para curar.
As
palavras de Deus curam
Como nós lemos no
antigo testamento Deus falando, "Eu falo e as minhas palavras curam",
e nós vemos na Carta aos Hebreus "A palavra do senhor é viva, é ativa e
penetra da superfície para a o lado mais profundo do ser humano”. Sabemos que a
profecia de Isaías nos diz, no capítulo 35, “assim como a chuva que cai sobre a
terra dando alimento ao que tem fome e a água ao que tem sede, tanto a minha
palavra não voltará vazia a mim, sem ter feito aquilo para a qual ela foi
criada”.
Portanto não é
acompanhamento humana e nem acompanhamento psicológico, é apenas o poder da
palavra de Deus.
Tempo
para orar e partilhar
Em segundo lugar
você precisa de tempo para orar e para partilhar. Você pode rezar pela cura
interior por você mesmo, você pode ler um livro, você pode ouvir um CD, ou
assistir um DVD. Centenas de vídeos existem sobre cura interior nos últimos
retiros que eu fiz.
Mas é difícil estar
num ambiente de favorecimento, quando você está disposto tanto quanto as
pessoas do seu lado, e Jesus disse: "Quando dois ou três vierem junto, eu
estarei com eles". "Quando dois ou três estiverem um pelo outro eu
vou responder a essa oração", portanto, na fé cristã não há lugar para o
individualismo. O Senhor quer que nós oremos como uma família, como a família
de Deus, irmãos e irmãs rezando uns pelos outros. É como o corpo de Cristo,
templo do Espírito Santo.
Então há muito poder
quando as pessoas vêm com um mesmo proposto, buscando a mesma força do Espírito
Santo.
Tempo
para partilhar: reconciliação
A terceira razão
pela qual nós precisamos de tempo, nossa me precisamos de tempo para
aconselhamento individual e pastoreio. Talvez a palavra aconselhamento não seja
correta, porque nós não somos consultores profissionais. O que nós pedimos é que
as pessoas simplesmente partilhem com as outras e orem com as outras. Essa é a
razão pela qual nos nossos aprofundamentos a gente pede para os participantes,
a gente pede para as pessoas que tentem encontrar o padre para fazerem uma boa
confissão, ou que talvez eles possam ver e se encontrar com uma pessoa da
equipe para poder partilhar o que ela viveu.
O Senhor, é claro,
pode curar diretamente, mas o Senhor deseja que nós sejamos os instrumentos de
cura uns pelos outros. Jesus apareceu a Paulo no caminho de Damasco mas Jesus
procurou o trabalho de Ananias para dar continuidade ao trabalho de orar por
Paulo para completar a sua conversão.
Essa é a razão pela
qual nós temos o sacramento da confissão. E normalmente os evangélicos
perguntam: "Por que é que nós temos que confessar os nossos pecados para
os homens? Se o próprio padre é um pecador?”, mas infelizmente as pessoas que dizem
isso não conhecem bem a Bíblia. Se eu tivesse tempo talvez eu pudesse explicar
o porquê é que eles não podem conhecem a Bíblia.
Mas é importante
perceber que quando o como cristão nós temos Cristo inteiro, o corpo e a cabeça.
Ele Jesus, sendo um homem, com um psique de homem, percebeu até num nível
humano que nós, humanos, precisamos um do outro. Por isso o presente de Deus,
não só para a nossa salvação mas para a nossa cura emocional é também o
sacramento da confissão.
Portanto todos que
vem confessar comigo eu não dou somente absolvição, as lindas palavras da
absorção, mas eu também oro pela cura interior e pela cura física e oro pela
sua libertação. Mesmo que eu não saiba qual é o seu problema, tanto aqueles que
eu atendo no sacramento da confissão, eu ordeno imediatamente que Satanás os
deixe, é só que eu digo silenciosamente, porque a pessoa pode pensar que eu
estou chamando-a de Satanás.
E é assim que as
coisas acontecem, portanto cada padre da Igreja Católica deveria usar o
sacramento da confissão como ministério de cura. Mas, infelizmente, muitos
poucos padres da igreja sabem disso.
Tempo
para Jesus, em oração
A quarta razão pela
qual nós precisamos de tempo, nós precisamos de tempo para estar na presença de
Jesus. Um é que, antes que eu fale nesse último e importante ponto, voltando a
aquele ponto da necessidade de se falar, de se estar, de se fazer a confissão e
de estar sendo atendido por alguém da equipe, na próxima pregação eu vou
ensinar vocês como se preparar para isso para que vocês, nesse próximo
intervalo, não fiquem correndo e procurando o que fazer, o que vai ser. Nós
vamos explicar depois, nós precisamos de tempo. Então, a última razão pela qual
nós precisamos de um tempo, é que nós precisamos de tempo para estar na
presença de Jesus, nós precisamos de tempo para gastar em oração.
Nos nossos retiros
essa é a coisa mais importante, mais importante do que ouvir as palestras, mais
importante do que estar junto com os outros e estarmos junto orando pelos
outros, mais importante até do que ir para alguma pessoa especial para receber
oração.
É interessante como
as pessoas querem ir somente para Roma orar, ou que vão somente para o
santuário de Aparecida para orar, onde quando Jesus está por aqui, ele está em
qualquer lugar. É como se nós disséssemos: "Eu só encontro Jesus em
Aparecida, porque Jesus não está lá na minha paróquia". Ele está sempre
lá, então é por isso que a gente insiste que as pessoas, nos nossos retiros,
elas realmente gastem tempo em oração silenciosa.
Quanto mais tempo a
pessoa gastar nessa oração silenciosa, mais a cura vai acontecer. Portanto para
nós a cura acontece com muito mais frequência nesse momento de oração
individual e de oração na presença de Jesus.
O
que significa estar em oração?
O quê que significa
estar em oração? Supondo que o sol estivesse brilhando lá fora, então você diz:
"Então deixa eu ir ali para o sol", você não está se deslocando no
espaço para o sol, você está indo para a luz do sol. Então quando você chega à
luz do sol, você se sente os raios chegando e vai se sentindo melhor. Você não
está fazendo nada naquele momento, é a luz do sol que está fazendo, mas você se
dispôs a essa luz, você se colocou nessa luz.
Então o que
significa orar? Orar significa não fazer nada, mas deixar Jesus fazer, o que
significa sentar num lugar tranquilo, talvez se colocando numa posição de
entrega, talvez fechando os seus olhos, talvez estando relaxado, estar na
presença de Jesus, sabendo que Jesus está presente em você. Essa é a oração. Fazendo-se
de presente em Jesus, sabendo que é que Jesus Cristo está em você.
É como aquele bonito
canto diz:
Em sua
presença,
Em sua
presença há paz
Em sua
presença,
Em sua
presença há alegria
Deixe-me
ficar,
Deixe-me permanecer
Em sua
presença
Dia após
dia
Em sua
presença há luz
E eu posso ser
visto
Amém. (aplausos)
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